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Dicas de Alimentação Balanceada e Rica em Fibras para Idosos

Veja só quais alimentos são ricos em fibras para criar uma dieta equilibrada com as quantidades necessárias ao organismo do idoso:

1. Aveia

Em 100g de aveia, temos 9,1 g de fibras alimentares, o que contribui bastante com as necessidades diárias.

A aveia também é muito versátil, podendo ser ingerida em grãos, flocos e farinha, e você pode variar as receitas como mingau, aveia com frutas, iogurte, granola, bolos e pães, dentre outras.

2. Grãos integrais

De maneira geral, os grãos integrais (assim como suas farinhas e farelos) são alimentos ricos em fibras e contam com uma quantidade maior do que em alimentos refinados e brancos. É o caso do arroz integral, a farinha de trigo integral, o milho, a cevada, a linhaça e outras.

É interessante variar os grãos durante as refeições para aproveitar os demais nutrientes presentes em cada um deles.

A semente de linhaça, por exemplo, é rica em ômega 3, proteína vegetal, manganês, magnésio e outros ácidos graxos essenciais. Por isso, é um alimento considerado funcional e capaz de contribuir para a prevenção do câncer, do envelhecimento das células, redução do colesterol e outros benefícios.

3. Leguminosas

Se você ficou feliz que o arroz é um alimento repleto de fibras, vai gostar também da notícia de que seu companheiro fiel, o feijão, também entra nessa lista.

Acrescente ainda outras leguminosas como a lentilha, o grão-de-bico, a soja e ervilha que, além das fibras, são muito ricos em proteínas vegetais e ótimos substitutos para as carnes.

As leguminosas são os grãos que crescem envolvidos em vagem e a maioria é melhor se consumida cozida. Por serem fibrosos, você consegue criar receitas como hambúrguer vegetariano com várias dessas leguminosas.

4. Vegetais

A lista de vegetais ricos em fibras é extensa e é muito importante fazer a ingestão desses alimentos todos os dias, não só pela fibra alimentar. Eles possuem diversas vitaminas e minerais essenciais.

Veja algumas opções para diversificar na dieta:

  • Agrião
  • Alface
  • Abóbora
  • Abobrinha
  • Aspargos
  • Aipo
  • Beterraba
  • Brócolis
  • Couve
  • Espinafre
  • Repolho
  • Batata-doce
  • Cenoura
  • Rabanete
  • Pepino
  • Nabo e outros.

5. Frutas

Aproveite a ida à feira para inserir boas quantidades de frutas na alimentação do idoso. A maior parte das frutas contém fibras alimentares, além de vitaminas, antioxidantes e minerais.

Veja algumas frutas ricas em fibras:

  • Abacate
  • Abacaxi
  • Ameixa fresca e seca
  • Amora
  • Banana
  • Caju
  • Coco fresco e seco
  • Damasco
  • Figo
  • Goiaba
  • Kiwi
  • Laranja com o bagaço
  • Maçã
  • Mamão
  • Manga
  • Maracujá
  • Morango
  • Pera
  • Tâmara
  • Uva e outras.

Uma dica é fazer sucos de frutas, observando a quantidade de calorias e açúcares, se possível. Um copo de suco de laranja com mamão e 1 ameixa seca, por exemplo, fornece cerca de 10g de fibras.

Como cuidar da alimentação do idoso?

Muitos cuidadores e familiares têm dúvidas quanto à alimentação da pessoa idosa. Mas cuidar da dieta no dia a dia é fundamental para manter uma vida saudável e prevenir diversas doenças.

Acompanhamento profissional

O primeiro passo é ter o acompanhamento de um médico Geriatra e um nutricionista para passar uma dieta equilibrada e personalizada para as necessidades daquela pessoa. Sobretudo nessa faixa etária, temos desequilíbrios de vitaminas, eletrólitos e nutrientes no corpo, devido ao envelhecimento natural, e é importante repor as deficiências.

Ter uma rotina

A regularidade na alimentação também é importante para o organismo da pessoa na terceira idade. Ajuda no funcionamento do intestino e para absorver melhor os nutrientes.

Os horários certos na rotina alimentar também podem ser úteis para idosos que fazem uso de medicamentos contínuos, já que muitos precisam de ser tomados antes ou depois das refeições.

Ajude a deglutição

Embora nem todos os idosos tenham dificuldade em se alimentar sozinhos, algumas pessoas – principalmente aquelas que têm doenças como Parkinson, Alzheimer, passaram por um AVC – podem precisar de ajuda para uma boa deglutição.

Se o alimento não for engolido corretamente, pode causar a disfagia em idosos, uma condição que pode levar a engasgos, tosse, falta de ar e até pneumonia.

  • Corte os alimentos em pedaços pequenos
  • Deixe que mastigue bem os alimentos e coma com calma
  • Evite o excesso de alimentos
  • Opte por sopas, caldos e mingau, que são mais fáceis de ingerir
  • Cozinhe os alimentos para que fiquem mais macios.

Com esses passos o idoso poderá ter uma alimentação tranquila e saudável, rica em fibras, vitaminas e nutrientes.

Em nossa Equipe você pode confiar que seu idoso estará em boas mãos!⠀

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